A lei seca entrou em vigor em junho de 2008 e proibe o uso de bebida alcoólica por todos os motorista. Hoje se o motorista for pego com mais de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue, ele pagará uma multa de R$957 reais, perderá a carteira por um ano e o carro será apreendido.
Como é feita a fiscalização: Atravéz do bafômetro, se o motorista se negar a fazer o teste ele sofrerá a mesma punição destinada as pessoas que são pegas alcoolizadas (multa e apreenção). Esses exames só poderão ser feitos por fiscais de trânsito, policiais militares ou ainda por agentes da polícia rodoviária. Pode ser feito também um exame de sangue ou exame clínico, que deve ser encaminhado por esses profissionais.
De acordo com a EPTC (Empresa Pública de Transportes e Circulação) de Porto Alegre, o número de acidentes no trânsito diminuiu cerca de 20% com a lei seca. Mesmo assim com quase 2 anos de lei, outras pesquisas também mostram que cerca de 4,8% dos motoristas bebem antes de dirigir.
Foi realizada uma pesquisa entre 2008 e 2009 pelo governo federal, juntamente com a UFRGS em todo o Brasil. Foram 8 mil entrevistados, nas sextas e sabados. A pesquisa mostra que os motoristas que mais bebem antes de dirigir são os de caminhão, com 4,9%, seguidos pelos de moto (4,8%), carros (4,5%) e de ônibus (1,2%).
Resta aos fiscais de trânsito, agentes da polícia militar e da polícia rodoviária continuar fiscalizando. Os governos colocarem mais pessoas nas ruas. Temos que ter mais segurança no trânsito, todos temos que fazer a nossa parte. Álcool e Direção não combinam!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário