sexta-feira, 16 de abril de 2010

Carros Elétricos


Carros elétricos estão na mídia quase que diariamente,  o pricipal motivos para esse aumento de informações,é por eles poluirem menos do que carros movidos a gasolina, tornando-se uma alternativa ambientalmente saudável a esse tipo de veículo.

Um carro elétrico é movido a um motor elétrico, em vez de um motor a gasolina. Ao dirigir um carro elétrico, a única diferença perceptível é o fato de ele ser bastante silencioso.

Os veículos híbridos são assim denominados por usarem, além da eletricidade, unidades de combustão interna adicionais. Nesses veículos, atuam em conjunto geradores e motores a combustão interna, o que aumenta a autonomia de percurso e a potência do veículo. Os veículos exclusivamente à bateria, como o nome diz, utilizam só energia elétrica para se mover. Esses veículos são também “multi-energéticos”, isto é, podem utilizar de diversas formas de geração elétrica disponível para recarregar sua bateria (como energia hidroelétrica, eólica, termoelétrica, etc.).


O que faz um carro elétrico funcionar é a combinação de motor elétrico, regulador de motor e baterias. O regulador recebe energia das baterias e a repassa ao motor. O pedal do acelerador é ligado a um par de potenciômetros (resistores variáveis) que fornecem um sinal para avisar ao regulador quanta energia deve ser entregue. O regulador pode passar energia zero (carro parado), energia total (o motorista pisa fundo no acelerador) ou quaisquer níveis intermediários de energia.

A bateria, que é a grande inovação do carro elétrico, é também seu maior problema. Elas ainda possuem uma capacidade limitada (a maioria das baterias consegue armazenar energia suficiente para cerca de 100 quilômetros), demoram para carregar (cerca de quatro horas para se obter a carga completa), e têm vida curta (devem ser trocadas a cada quatro anos).





Fonte: Abril - Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário