Balanceamento: Quando as rodas do carro ficam desbalanceadas, elas danificam os pneus, roubam milhares de quilômetros e provocam um indesejável desconforto ao dirigir. O desconforto é o desgaste acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem. O Ele é ocasionado pela trepidação transmitida ao volante pela oscilação do conjunto pneu/roda, quando estão em movimento.
Outros problemas ocasionados pela falta de balanceamento são: a peda de tração e estabilidade, a dificuldade de manter o veículo na trajetória e o desgaste prematuro dos ralamentos, amortecedores e terminais de direção.
São dois os tipos de balanceamentos existentes: o estátio e o dinâmico. Uma roda está estaticamente balanceada quando cada ponto de circunferência da roda tiver o mesmo peso do seu ponto oposto.
Também podemos dizer que uma roda está dinamicamente balanceada quando os pontos opostos de cada lado dela tiverem o mesmo peso. Para se obter o equilibrio ideal entre o conjunto roda/pneus, deve-se fazer uma aplicação de contrapesos de chumbo nas pontas leves da roda.
O balanceamento das rodas devem ser feitos:
- A cada troca de Pneu.
- Por ocasião do rodízio (a cada 5 mil Km).
- Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rodagem.
- Após ter efetuado reparo no pneu ou na câmara de ar.
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