O sistema de ar-condicionado do carro é mais usado no verão, mas nem todo mundo gosta de sentir aquele vento gelado dentro do carro no inverno e nos dias de chuva (muito frequêntes) que não podemos nem abrir a janela do carro direito. De acordo com as empresas especializadas, o ar-condicionado deve ser ligado ainda que poucas vezes, para manter seu bom funcionamento durante todo o ano. A seguir, vamos apresentar algumas orientações para você cuidar bem do ar do seu carro:
- Compresador
A principal recomendação para o inverno, devido à baixa freqüência de utilização, é ligar o ar-condicionado por cerca de cinco minutos pelo menos uma vez por semana. Isso evita problemas de lubrificação no compressor, o “coração” de todo o sistema.
- Visibilidade
Durante a estação mais fria do ano, é comum que os vidros fiquem embaçados por causa da umidade. O ar-condicionado deve ser usado junto com o ar quente para retirar a umidade do ar e reaquecer para a temperatura desejada. Assim a visibilidade será total em todos os vidros, e a temperatura não será um problema para nenhum de seus ocupantes, principalmente para o motorista.
- Manutenção
Para os filtros, a recomendação é que eles sejam trocados a cada 15 mil quilômetros ou um ano. O proprietário do veículo sabe que a troca do filtro já passou da hora quando as saídas de ar começam a emitir partículas sólidas, mau cheiro ou quando o ar-condicionado fica ineficiente.
Lembrando que a troca deve ser feita por um especialista.
Alguns modelos têm um sistema que aguarda de 3 a 5 segundos para religar o sistema de refrigeração, para evitar danos ao compressor do ar. Mas há veículos que não dispõe deste sistema e ao ligar o carro, o ar liga junto e toda a força do motor é enviada ao compressor, que pode romper com o tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário