Todos os motoristas aprenderem na aula da Auto Escola, que devemos dirigir com as duas mãos ao volante, já que o Código Brasileiro de Trânsito não permite que se dirija com apenas uma das mãos ao volante. O não cumprir dessa lei é uma infração leve com 4 pontos na carteira e multa de R$ 85,13. As exceções são os casos que o motorista precisar sinalizar, mudar de marcha, ou acionar equipamentos do veículo.
Uma pesquisa realizada pela Carsale, com motoristas de vários países apontou que outras atividades eles realizam enquanto deveriam estar apenas dirigindo. Ao invés de manter as duas mãos ao volante e se concentrar na condução, os entrevistados admitiram comer, trocar de roupa, utilizar dispositivos como GPS e até fazer sexo, enquanto estão dirigindo.
De acordo com a Carsale, 72% dos entrevistados admitiram que já comeram enquanto dirigiam. Outros 29% disseram que já beijaram outra pessoa e 15% confessaram que realizaram sexo ao volante. A pesquisa foi realizada pela internet com a participação de motoristas entre 18 e 65 anos.
Aqui no Brasil, fumar ao volante é o ato que mais aumenta o risco de acidentes, 20%; conversar dentro do carro aumenta a chance de acidentes em 15% e o celular aparece em terceiro aumentando as chances de acidentes em 11%. Coisas simples como ligar o rádio ou mudar de estação podem distrair o motorista e até causar um acidente mais grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário