terça-feira, 15 de junho de 2010

Quanto custa manter seu carro

A grande maioria dos consumidores quando vão adquirir um carro não costumam calcular e por na ponta do lápis todos os gastos mensais e anuais que o veiculo vai dar. O mais difícil ainda é saber e comparar os gastos para tirar a conclusão se realmente compensa ter o automóvel ou optar pelo transporte público ou pelo táxi. Um automóvel mesmo que só fique na garagem tem um custo. Dependendo do modelo do veículo os gastos com IPVA e seguro são superiores ao valor gasto com viagens de metrô, ônibus e também com algumas viagens de táxi. Se o veículo for financiado então o custo mensal dele será altíssimo.

Mesmo os carros que já estão pagos (quitados) geram um valor mensal para manter-lo, além de gastos com seguro obrigatório (DPVAT) e impostos como taxa de licenciamento, existe ainda gastos com combustível, manutenção preventiva e estacionamento. Podendo também gerar custos imprevisíveis, como por exemplo, problemas mecânicos, elétricos, colisões e multas por infração do código brasileiro de trânsito.

Há também a perda de dinheiro “invisível” que o proprietário de um automóvel sofre e nem percebe. A cada ano que passa seu veículo sobre a depreciação anual e você deixa de ganhar aproximadamente 9% do valor total do automóvel. Para se ter uma noção melhor do gasto, por exemplo, um veículo um zero quilômetro gera gastos de cerca de 10 mil reais por ano, mesmo se ficar parado na garagem. Se o carro rodar diariamente os gastos sobem chegando até a R$ 12 mil anuais. Vale ressaltar que quanto maior o valor do automóvel, maior será o gasto. E mesmo com todos esses gastos, não ter o veículo só vale a pena realmente para quem utiliza o automóvel poucas vezes, tem mais de um carro ou não precisa dele para desempenhar seu trabalho.

















Fonte: http://www.blogcarros.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário