sexta-feira, 9 de julho de 2010
O carro aqueceu. E agora?
Provavelmente você já deva ter passado por alguma situação assim, em meio a um trânsito caótico ou até durante uma viajem. Ou já deve ter visto algum carro parado no acostamento, saindo fumaça no capo.
O motor de um carro pode superaquecer a qualquer momento, principalmente nos dias quentes ou num trânsito congestionado, é claro. Deve-se sempre prestar atenção se o medidor de temperatura se aproxima da zona vermelha, ou se a luz preventiva de "temperatura" está acesa, ou, em um caso pior, se há fumaça saindo do capô.
Quem evita o superaquecimento do motor do carro é o sistema de arrefecimento do carro - O nome pode soar pomposo, mas é bastante sugestivo: O mecanismo é responsável por manter a temperatura do motor estável (normalmente entre 90 °C e 100 °C). Para isso, utiliza uma mistura de água e aditivo, chamada liquido de arrefecimento, que, através de mangueiras, circula por todo o sistema, resfriando-se ao passar pelo radiador e aquecendo-se ao permear o motor.
Muitos fatores podem causar um superaquecimento do motor, tais como: perda de líquido de arrefecimento - devido a vazamento na mangueira ou no radiador -, problemas na correia da ventoinha, na bomba de água, no termostato ou um problema elétrico.
Veja então, cinco procedimentos caso o veículo comece a superaquecer:
1- Ligue ar quente do carro na potência máxima. Isto irá ajudar a drenar algum calor do motor enquanto você encontra um lugar seguro para estacionar. Esse truque pode ser usado quando o indicador acusa temperatura acima do normal, mas não quando já está na zona vermelha – nível máximo de aquecimento.
2- Estacione o seu carro em um local seguro e desligue o motor.
3- Levante o capô, isso vai ajudar o motor esfriar um pouco mais rápido. Mas não faça isso caso haja fumaça saindo e não remova a tampa do radiador, que com certeza estará muito quente. A fumaça quente e o anticongelante podem sair com muita pressão do radiador e queimar o motorista. Nunca adicione água fria em um motor superaquecido, a mudança brusca de temperatura pode danificá-lo severamente.
4- Deixe o motor esfriar. Geralmente o tempo necessário para isso é de meia hora, mas pode variar. Caso queira chamar um serviço de reboque, este é o momento para fazê-lo, já que provavelmente será necessário.
5- Cheque tanque arrefecimento, é um tanque plástico translúcido localizado sob o capô perto do radiador. Se estiver vazio, pode ter havido um vazamento. Os motores atuais são projetados para usar uma mistura de anticongelante e de água. Cabe ao motorista colocar água no compartimento de refrigeração e dirigir-se até uma loja especializada. Por outro lado, se houver suficiente de líquido de arrefecimento no tanque, o superaquecimento pode ter sido causado por um problema elétrico ou mecânico, é melhor esperar um mecânico ou rebocar o carro.
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