Acontece quando você menos espera. O carro começa a engasgar, o medidor do painel avisa e então, o carro ferve, espalhando vapor. Assim que notar o aviso no painel ou o vapor, pare o carro imediatamente. Seguir dirigindo assim pode causar problemas graves, como empenamento dos pistões.
Depois de parar, espere mais ou menos 50 minutos para acessar o radiador. Atenção: como a água ferve a 100º Celsius, o motor pode estar ainda mais quente que isso, por isso a água acabou vaporizando. E vapor acumula pressão. Espere o sistema esfriar bem para tentar abrir a válvula do reservatório, ou vapor e água fervente podem escapar e queimá-lo.
Com muito cuidado, verifique o nível do radiador. Radiador seco é, na maioria das vezes, a razão do aquecimento. Se o nível de água estiver baixo, complete-a com o motor ligado, para que a água seja aquecida e não cause um choque térmico, o que pode prejudicar o motor.
Mesmo se a água extra resolver, procure um mecânico o quanto antes. O sistema de arrefecimento é fechado, por isso o nível de água deve baixar bem lentamente. O fato do carro ter fervido ou ficado sem água pode ser resultado de um pequeno furo, imperceptível.
As mangueiras do motor e o radiador precisam ser revisados para localizar o eventual vazamento. As mangueiras duram no máximo 5 anos, por isso é bom fazer manutenção preventiva, ou uma hora o carro pode acabar fervendo. Finalmente, se o mecânico não encontrar problema nas mangueiras e radiador, a origem do defeito pode estar na parte elétrica, que alimenta as ventoinhas, ou na bomba d’água.
Confira as principais causas do superaquecimento:
- Um problema com o tampão de radiador pode ser o primeiro motivo para o superaquecimento. Se o tampão do radiador não vedar corretamente, a água pode evaporar, causando o superaquecimento do motor;
- A outra razão pode ser falha do termostato, por isso especialistas recomendam que ele seja freqüentemente verificado;
- Escapes do refrigerador, como aqueles do radiador, das mangueiras ou da bomba de água também podem causar superaquecimento. Problemas na bomba de água poderiam ser a causa, que pode ser substituída;
- Problemas no sistema de exaustão. É possível detectar algum defeito verificando leituras, tubulações e conversor do vácuo. Também é importante certificar se a mangueira do radiador não desmoronou ou sincronismo de ignição está trabalhando corretamente;
- Ventilador de refrigeração: certifique-se se o motor de ventilador e temperatura estão corretos ou de outra maneira poderia fazer com que o motor superaqueça;
- A concentração de autocongelante deve ser 50/50. Você não deve tentar reparar este se você não tiver as ferramentas apropriadas e o conhecimento geral do carro necessários para ele.
tenho um fiat ideia que esta superaquecendo de 5 em 5 minuto o que devo fazer?
ResponderExcluirVerifique a válvula termostática (ela costuma travar aberta, ou fechada) e a sangria do radiador. Fiat costuma ter esse probleminha com a válvula termostática. Toda vez que alterar peças do arrefecimento deve fazer a sangria para não ferver de novo ou até estourar o radiador.
ResponderExcluirDeve ser feito por alguém com conhecimento mecânico.
Muito cuidado!!