sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Veja os dez carros-conceito mais estranhos do mundo
O protótipo elétrico P-Eco é capaz de obter energia do sol para recarregar as baterias. Mas a grande novidade do modelo sul-coreano é a capacidade de reciclar o que ele consume, graças a dispositivos piezoelétricos. Quando o veículo roda, várias cordas começam a vibrar em alta frequência e o sistema transforma essas vibrações em energia elétrica
O conceito do eRinGo está baseado em um carro elétrico urbano. A forma de anel, com duas imensas rodas laterais e uma central, dão a agilidade necessária para o uso no trânsito das grandes cidades. Tem capacidade para duas pessoas
O modelo Egochine, criado pelo designer italiano Paolo De Giusti, foi inspirado no clássico Isotta-Fraschini. Finalista no concurso de design da Peugeot, o conceito foi pensado para usar células de hidrogênio como combustível, que movimentariam dois motores elétricos. O Egochine também lembra, e muito, um aparelho de barbear...
O Peugeot Moovie, desenhado pelo português André Costa, foi o vencedor do concurso internacional Peugeot de veículo do futuro. Apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2005, na Alemanha, tem dois motores elétricos - um para cada roda lateral.
O A360 mais parece um OVNI. A carroceria triangular, com teto de vidro, se move sobre três esferas. Com isso, o carro-conceito consegue mudar radicalmente de direção e completa uma manobra de 360º em poucos segundos. O volante tradicional deu lugar a uma bola de controle.
O Kassou é um veículo compacto de três rodas, com portas traseiras, que imita um jet-ski. O teto de vidro está ligado a um 'pescoço' de borracha, que se ajusta à altura dos ocupantes para melhorar a aerodinâmica. As 'asas de morcego', por sua vez, servem para aumentar a absorção da energia solar, tornando o carregamento das baterias mais rápido.
O conceito BMW Lovos seria movido a energia solar e foi criado pela designer alemã Anne Forschner. O veículo recebeu seu nome a partir da expressão “Lifestyle of Voluntary Simplicity”, que significa “estilo de vida de simplicidade voluntária”. O conceito tem 260 peças intercambiáveis, que mais parecem escamas de peixes. Quando abertas, elas funcionam como freios a ar e, ao mesmo tempo, captam energia solar.
O Mazda Nagare foi apresentado no Salão do Automóvel de Los Angeles de 2006, nos EUA. Seu nome é a palavra japonesa para fluxo (flow, em inglês), que traduz as linhas suaves concebidas para transmitir a sensação de movimento.
A grande novidade do Magnet Car é o sistema de imãs das rodas que trabalhariam na mesma polaridade das estradas. Com isso, o carro flutuaria em relação ao chão e reduziria o atrito do sistema em aproximadamente 50%, economizando metade da energia para se mover. Mas o sistema revolucionário só funcionaria se as estradas fossem magnetizadas...
O protótipo da Honda Jo Fuya foi concebido para o transporte de pessoas de "cidades que nunca dormem". Projetado para reproduzir uma pista de dança, o modelo apresentado em 1999 permite que as pessoas dancem enquanto vão de uma festa para outra. O sistema de som é potente e o painel mais parece uma mesa de DJ.
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