O motor do carro precisa de tanta atenção como a vida humana. No carro, temos que ter um bom combustível, uma boa bateria, pneus em ordem e não esquecer da troca do óleo.
O óleo que fica dentro do motor, lubrifica as engrenagens que fazem o carro andar. Quando novo, o lubrificante tem uma viscosidade que ao longo do tempo, vai se diluindo e depois de vencido não lubrifica mais, causando alguns problemas no motor, podendo até fundir.
O óleo que fica dentro do motor, lubrifica as engrenagens que fazem o carro andar. Quando novo, o lubrificante tem uma viscosidade que ao longo do tempo, vai se diluindo e depois de vencido não lubrifica mais, causando alguns problemas no motor, podendo até fundir.
Aqui estão algumas das perguntas mais frequêntes, e ai vai uma ajudinha para vocês:
Quando preciso trocar o óleo?
Quando atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que consta no manual do proprietário. Isso vai depender do tipo de serviço e da manutenção do veículo.
Como decido que tipo de óleo usar?
A definição da troca do lubrificante envolve uma série de quesitos, mas para não ter dúvidas verifique no manual do proprietário, que traz recomendações do fabricantes que é quem conhece melhor o seu carro. Trabalhando com marcas tradicionais, seguindo as recomendações e consultando um mecânico de confiança, você chegará a uma escolha adequada. Existe ainda, o serviço de atendimento ao cliente, que também tem nos rótulos das embalagens dos lubrificantes.
Qual o nível correto do óleo do motor?
O nível correto fica entre as duas marcas da vareta. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, haverá um aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamentos e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.
É verdade que o motor deve estar quente na hora da troca de óleo?
Sim, porque quando o óleo esta quente, ele fica mais fino e tem mais facilidade de escorrer.
Para medir o nível do óleo, preciso esperar quanto tempo?
É importante que espere pelo menos 15 minutos após desligar o carro. Isso ocorre porque o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do óleo.
Devo adicionar algum aditivo ao óleo para melhorar o desempenho?
Não há nunhuma necessidade de adicionar algum aditivo ao óleo. Os lubrificantes recomendados já tem todos os aditivos necessários para atender perfeitamente a qualidade do veículo.
Mais informações, você pode consultar seu mecânio ao até o atendimento para clientes dos próprios lubrificantes.
Fonte: UOL reportagens motor


Nenhum comentário:
Postar um comentário