Os pneus são uma parte muito importante do seu carro, por isso você deve estar sempre atento as condições deles. Ao trafegar com um carro desalinhado, com a suspensão irregular e com os pneus carecas, o motorista pode colocar a vida e também a vida de outras pessoa em risco. Abaixo estão algumas dicas para você manter a vida útil do seus pneus:
- Calibre seu pneus semanalmente, inclusive o estepe. Quanto ao número de libras, verifique o manual do proprietário. Lembre-se que o número para o uso no dia a dia é diferente de quando você for viajar. Um pneu mal calibrado prejudica o comportamento do carro nas curvas, além de aumentar o desgaste e gastar mais combustível.
- Teste a geometria do seu carro a cada 10 mil Km. Se o carro estiver desalinhado, o desgaste será iregular. Balancemaneto e alinhamento de direção devem ser feitos a cada 5 mil Km, ou sempre que surgirem vibrações no volante.
- Para aumentar a durabilidade dos pneus, faça o rodízio a cada 10 mil Km. Rodízio é a troca dos pneus dianteiros pelos traseiros, sem trocar os lados.
- Evite o uso de produtos que deixem seu pneu mais bonito que são derivados de petróleo e não estacione sobre óleo, solventes, ou produtos deste tipo.
- Cuidado com a carga máxima indicada para o seu pneu.
- Verifique a especificação de velocidade máxima para o seu pneu. Rodar em velocidade acima do que a indicada pode causar mais desgaste e causar acidentes.
- Não coloque pneus de especificação diferente no mesmo eixo.
- Evite dirigir por estradas esburacadas.
- Evite freadas bruscas, cantadas de pneu e outras manobras que o façam escorregar, pois o desgasta prematuramente.
- Todo pneu tem uma elevação de borracha entre os sulcos do pneu, chamada TWI. Se esta marca estiver encostando no solo, é hora de trocar o pneu.

Nenhum comentário:
Postar um comentário