quinta-feira, 8 de abril de 2010

Recall

   Com certeza quem acompanha as notícias diariamente, seja pela televisão, jornais ou pela net, deve ter percebido o grande número de notícias sobre Recall. Várias concessionárias vem solicitando que os proprietários de determinados veículos compareçam as Redes para ajustes ou substituição de peças. Isso é muito importante, pois essa peça que precisa ser trocada garante a total segurança do seu veículo.

   A concessionária deve sempre esclarecer qualquer dúvida que o consumidor venha a ter. O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança".

   Mais a final o que é um Recall e como ele funciona? Nos listamos algumas perguntas com respostas para esclarecer um pouco das dúvidas que o consumidor tem em relação ao Recall.

  • O que é Recall?
O recall é um "chamado de volta" do veículo à fabrica para reparação de defeitos, principalmente aqueles que envolvem itens de segurança.

  • Por que eles são feitos?
Geralmente as montadoras fazem esse tipo de convocação quando detectam algum problema - como erro de projeto ou defeito de fabricação em componentes ou ainda falha na montagem do veículo - que coloque em risco o automóvel ou seus ocupantes.

  • Como eles são feitos?
O recall cosuma ser feito por meio de anúncios públicos - em rádios, TVs, jornais ou revistas - de forma a alertar aos clientes sobre a ocorrência.

  • Como saber se o veículo está incluído na convocação?
Nessas convocações são fornecidos o modelo e o ano do carro, assim como a série de produção dos veículos sujeitos a defeitos, identificada pela numeração do chassi.

  • O que o dono do carro deve fazer?
Uma vez comunicado ou ciente da convocação, o dono do carro deve se dirigir o mais rápido possível a uma concessionária da marca para efetuar uma inspeção ou reparo no veículo. Antes, ele deve ligar para a revenda mais próxima de sua região e ver a necessidade de agendar o conserto.

  • O proprietário tem que pagar pelos serviços?
O conserto pode ser feito em qualquer revenda da marca, sem ônus para os clientes. Mão-de-obra e peças são fornecidas gratuitamente pela concessionária.

  • Qual é o prazo para atendimento?
Em geral, as fábricas de automóveis dão um prazo máximo de até seis meses para os proprietários realizarem os reparos em seus veículos, após a comunicação oficial do defeito.


Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário