terça-feira, 22 de junho de 2010

Dia Mundial do Fusca

   Isso mesmo, hoje dia 22 de junho é o Dia Mundial do Fusca. Quem não conhece um Fusca? Acho que todo mundo conhece um Fusca, isso se já não teve um ou uma história com um deles.

   Foi em 22 de junho de 1934 que o engenheiro Ferdinand Porsche e a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã assinaram o contrato para o desenvolvimento do projeto de fabricação do "Volkswagen", apelidado carinhosamente no Brasil de Fusca.

   Desde então, esse é o dia de referência para comemorar o carro mais vendido do mundo, o carro que foi eleito o Carro do Século e o carro que foi eleito por seus milhões de admiradores para ser o seu objeto de estimação.

Curiosidades sobre o Fusca:

   O fusca, diferentemente dos outros carros, tem a carroceria aparafusada e não soldada, o que facilita os reparos.

   O fusca era muito ridicularizado no início de suas importações para os Estados Unidos e sofria várias brincadeiras freqüentes como a que consistia em abrir o capô e perguntar pelo motor. Depois, ir até a parte de trás e falar: "colocaram o motor na mala".

   O fusca é o carro mais vendido em todos os tempos, com mais de 21 milhões de carros vendidos.

   O Encontro Nacional do Fusca de 1995 está registrado na edição nacional do Guinness Book (o "Livro dos Recordes") com a marca de 2.728 carros reunidos no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.


História do Fusca:

   O projeto do Fusca foi um pedido de Adolf Hitler ao projetista Ferdinand Porsche, ainda antes da guerra. O ditador alemão queria um carro que fosse prático, de fácil manutenção e que durasse bastante.

   Em 1935, o carro é lançado oficialmente com o nome de “Volkswagen”, que em alemão significa "carro do Povo". Equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas, o Fusca foi uma revolução para uma época em que os automóveis não possuiam mais do que três marchas.

   No Brasil o primeiro Volkswagen foi fabricado em janeiro de 1959, mas desde 1950 os “besouros” já passeavam pelas ruas do país.

   A última montadora Volkswagen a produzir o Fusca encerrou suas atividades no México, em 30 de junho de 2003, totalizando 21.529.464 fabricados no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário