O uso da cadeirinha para transportar as crianças no carro entrou em vigor essa semana, mas ainda há muitas dúvidas sobre a forma de uso e quem deve usar elas.
Uma das dúvidas é quando o carro tem cinto só de dois pontos. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) declarou, nesta quarta-feira (1), que se posicionará até o fim desta semana quanto ao uso do equipamento de retenção para o transporte de crianças em veículos que tenham apenas cinto abdominal no banco traseiro (cinto de dois pontos), caso dos carros mais antigos. Já o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) – que certifica os dispositivos - disse que, atualmente, não há cadeirinhas certificadas para esse tipo de cinto. Segundo o órgão, quando foram especificados os padrões de qualidade, o Inmetro já considerou que a cadeirinha só é segura para cinto de três pontos.
Diversos sites estão divulgando informações sobre como se portar sobre o uso das cadeirinhas, mas quem tem a responsabilidade de realmente decidir e informar a população brasileira, são os órgãos certos, como o Contran.
A lei entrou em vigor nessa quarta-feira(01), e ainda é difícil encontrar cadeirinhas disponíveis no mercado, sem contar os valores que são muito altos. O vídeo mostra como esta sendo essa adaptação a essa lei e principalmente o que as mães estão achando dessa nova lei.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário